Endereços

Matriz:

Av. Professor Mário Werneck, 120 1º andar - Bairro Estoril Belo Horizonte/MG - Brasil Cep 30.455-610 Telefone: +55 (31) 3055-5000

Escritório Vitória/ES:

Rua Afonso Pena, 20 2º andar - Bairro República - Vitória/ES - Brasil Cep 29.070-075 Telefone: +55 (27) 3026-0098

Deixe um Recado

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Obs.: Por favor, NÃO utilize este espaço para enviar currículo. Para cadastro e visualização de oportunidades, clique aqui.

Como chegar?

  • open panel

TSA PRESENTE NA ISA SHOW ES 2011

 

A TSA vai estar presente na ISA SHOW ES 2011, evento que reúne várias empresas dos segmentos de instrumentação, sistemas, elétrica e automação.
Além da palestra técnica comercial a ser proferida pelo diretor de Tecnologia Antônio César de Araújo Freitas, com o tema Eficiência Energética, a TSA participa como expositora do evento e do Seminário Técnico com os trabalhos:

Sistema de Controle da Nova Estação de Mistura de Gases da ArcelorMittal Tubarão, elaborado por Emerson Teixeira de Paula, Flávio Morais de Souza e Pedro Ivo Martins da Silva

Instalação de Novo CLP e Modificação de Sistema Supervisório para Substituição do Compressor Booster da Planta de Fracionamento de Ar da ArcelorMittal Tubarão, elaborado por Caio Vidigal, Eugimar Klippel, Lucas Marques e Pedro Ivo Martins da Silva

O evento acontece no período de 31 de agosto a 1 de setembro, no centro de Convenções de Vitória/ES.

Resumo dos Trabalhos Técnicos:

Sistema de Controle da Nova Estação de Mistura de Gases da ArcelorMittal Tubarão

Apresentador: Pedro Ivo Martins da Silva

A implementação do Sistema de Controle da nova EMG proporcionou a modernização dos sistemas de controle da EMG atual, substituindo os CLPs existentes da família PLC-5 da Rockwell, por CLPs da família ControlLogix também da Rockwell.

A TSA realizou o detalhamento de engenharia, consolidando todo o projeto conceitual para esse empreendimento, fornecimento da instrumentação, desenvolvimento dos softwares,montagem, comissionamento e start-up da planta.

A implantação foi caracterizada por detalhados procedimentos de testes, verificando a performance dos boosters e válvulas para ajustes do controle.

O grande desafio deste trabalho é a implantação deste tipo de sistema, de longa duração e com trabalhos realizados em etapas, numa planta com pequenos intervalos de parada, onde há necessidade de convivência entre o sistema novo e o antigo. Os fatores determinantes para o sucesso são o planejamento e as estratégias de mudança.

Instalação de Novo CLP e Modificação de Sistema Supervisório para Substituição do Compressor Booster da Planta de Fracionamento de Ar da ArcelorMittal Tubarão

Apresentador: Pedro Ivo Martins da Silva

Por se tratar de um equipamento novo e perfil de funcionamento diferente do existente,
associado à forma de fornecimento do mesmo pela AMT, a TSA, contratada em perfil
turn-key, definiu toda a filosofia de controle e proteção da máquina, baseada nos resultados dos testes individuais do fabricante do compressor (proteção anti-surge e controle de vazão e pressão do booster baseada nas curvas obtidas em testes de performance do mesmo), bem como as adaptações na planta existente para perfeito funcionamento dos mesmos (modificação dos controles do compressor de entrada da planta).

O projeto permitiu, além da implantação de equipamentos, softwares, redes e periféricos com tecnologia atual, monitorar os meios de produção com rapidez e agilidade para executar ações no sentido de serem evitados ou corrigidos possíveis desvios diagnosticados, propiciando melhorias de produção para a planta de Fracionamento de Ar.

Comments are closed.

© 2012 TSA