Endereços

Matriz:

Av. Professor Mário Werneck, 120 1º andar - Bairro Estoril Belo Horizonte/MG - Brasil Cep 30.455-610 Telefone: +55 (31) 3055-5000

Escritório Vitória/ES:

Rua Afonso Pena, 20 2º andar - Bairro República - Vitória/ES - Brasil Cep 29.070-075 Telefone: +55 (27) 3026-0098

Deixe um Recado

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Obs.: Por favor, NÃO utilize este espaço para enviar currículo. Para cadastro e visualização de oportunidades, clique aqui.

Como chegar?

  • open panel
  • Home
  • Notícias
  • TSA patrocina 15º Seminário de Automação e TI Industrial da ABM

TSA patrocina 15º Seminário de Automação e TI Industrial da ABM

 


A TSA é patrocinadora do 15º Seminário de Automação e TI Industrial na categoria Ouro. O evento acontece de 20 a 22 de setembro, no Braston Hotel, em São Paulo. Os trabalhos técnicos TSA vão ser apresentados no dia 20 de setembro:

  • SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PÁTIO;
  • IMPLANTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO, SEGURANÇA E CONTROLE DA PLANTA DE DESSULFURAÇÃO DE VAPORES AMONIACAIS DA ARCELOR/MITTAL TUBARÃO .

Com programação variada, o 15° Seminário de Automação e TI Industrial vai trazer novidades na área de inteligência computacional.

Com o tema “Os desafios da automação frente à necessidade para redução de custos de produção”, a mesa-redonda mostrará as possibilidades que existem nas áreas de TI Industrial e Automação, para auxiliar as organizações em seu crescimento e sustentabilidade. Confira a programação no site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2011/

RESUMO DOS TRABALHOS TSA
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PÁTIO – sala 2 às 12h

Murilo Ribeiro Ferreira
Thomas Vaccarini Lima
João Daniel Ferreira de Jesus Junior

O maior desafio para a gestão de pátios de produtos estocados em pilhas é conhecer seu conteúdo, o volume e o formato atual das mesmas. A movimentação do material deve ser cuidadosamente controlada, garantindo o manuseio da quantidade e tipo de material definido pela produção, evitando também as contaminações. Conhecer o formato da pilha é bastante útil no caso da recuperação automática e remota (sem operador embarcado), quando é altamente desejável que a máquina não opere em vazio, garantindo a continuidade e regularidade do fluxo do material recuperado. Este trabalho demonstra a filosofia utilizada para digitalizar as pilhas de minério de ferro e pelotas de um dos pátios do porto de Tubarão localizado em Vitória – ES. O porto, de propriedade da VALE, possui diversas máquinas de pátio que empilham e recuperam de forma manual o minério de ferro recebido pela ferrovia ou pelotas produzidas nas usinas de pelotização. Com a utilização de scanners laser 2D e a indicação de posição das máquinas, é possível digitalizar as pilhas de minério ou pelotas, criando uma nuvem de pontos, que representa a superfície da pilha. A partir destes dados, as pilhas podem ser reconstruídas em imagens 3D com coordenadas espaciais que possibilitam o cálculo do volume das pilhas e a operação automática de recuperação, bem como um melhor gerenciamento e visualização do pátio.

IMPLANTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO, SEGURANÇA E CONTROLE DA PLANTA DE DESSULFURAÇÃO DE VAPORES AMONIACAIS DA ARCELOR/MITTAL TUBARÃO – sala 2 às 14h

Alexandre Emiliano Moreira
Felipe Krohling Silva
Gleidson Siqueira dos Santos
Pedro Ivo Martins

Este artigo apresenta uma descrição do projeto de implantação e integração do sistema de medição, segurança e controle do sistema CLAUS de dessulfuração de vapores amoniacais, visando uma maior eficiência ambiental à nova unidade de tratamento de vapores amoniacais da ArcelorMittal Tubarão, que foi implantado para adequar a Usina à legislação ambiental. O sistema CLAUS consiste em um reator que através de reações termo químicas retira o dióxido de enxofre SO2 dos gases provenientes da produção do coque. O sistema de controle proposto para a planta de controle de gases emitidos é composto por uma complexa interação entre dois sistemas de automação distintos. O primeiro sistema é um controlador Yokogawa que foi integrado ao SDCD da área de tratamento de gases, que é responsável pelo processamento das malhas de controle da nova unidade. O segundo sistema é composto por um CLP de segurança Siemens responsável pelo monitoramento, segurança e intertravamento do queimador CLAUS.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
Braston Hotel
Rua Martins Fontes, 330 – Consolação
São Paulo – Capital

Comments are closed.

© 2012 TSA