Endereços

Matriz:

Av. Professor Mário Werneck, 120 1º andar - Bairro Estoril Belo Horizonte/MG - Brasil Cep 30.455-610 Telefone: +55 (31) 3055-5000

Escritório Vitória/ES:

Rua Afonso Pena, 20 2º andar - Bairro República - Vitória/ES - Brasil Cep 29.070-075 Telefone: +55 (27) 3026-0098

Deixe um Recado

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Obs.: Por favor, NÃO utilize este espaço para enviar currículo. Para cadastro e visualização de oportunidades, clique aqui.

Como chegar?

  • open panel

TSA Automatiza Fábrica de Cimento

 

A fábrica de Cimento mais moderna do Brasil está em operação, desde o primeiro semestre deste ano. A estrutura foi planejada e automatizada pela TSA para produzir cimento de qualidade superior e de alta performance.
Com capacidade de produção 1,1 milhão de toneladas por ano, a Brennand Cimentos, localizada em Sete Lagoas, conta com equipamentos modernos para o processo produtivo de cimento.
O Sistema de Automação desenvolvido e implantado pela TSA utilizou a arquitetura Integrada ™ da Rockwell Automation. Este é o primeiro sistema implantado numa planta inteira no Brasil.

Eficiência na Operação

Para garantir a eficiência da operação, a TSA desenvolveu um sistema em parceria com a Brennand e com a Rockwell, explorando os melhores recursos disponíveis nesse tipo de plataforma.
O projeto contou com uma equipe de 12 profissionais de automação para a conclusão da implantação do sistema. Atualmente a TSA mantém uma equipe de profissionais que fazem o revezamento da operação assistida.
Os acionamentos e os equipamentos adquiridos conquistaram grandes benefícios na economia de energia, contribuindo para a operação eficiente e sustentável do processo produtivo.
A fábrica da Brennand possui uma linha completa de fabricação de cimento, incluindo galpões de Homogeneização, Moagem de Cru, Forno, Resfriador, Moagem de Cimento e Ensacamento.

Tecnologia

O sistema de supervisão foi desenvolvido com a plataforma FactoryTalk® da Rockwell Automation e é constituído por dois servidores de aplicação HMI (FactoryTalk View SE Server) redundantes, dois servidores de dados OPC (RSView Enterprise) redundantes, um servidor e historiador de dados (FactoryTalk Historian SE Server), um servidor e gerenciador de alarmes e eventos (FactoryTalk® Alarms and Events), uma estação de engenharia (FactoryTalk View Studio) e seis estações e de operação (FactoryTalk View SE Client).

O sistema de controle de processos desenvolvido com a plataforma ControlLogix®, da Rockwell Automation, garante a segurança e a estabilidade dos dados na rede.

Os motores são acionados por CCMs inteligente, com todos os dispositivos de acionamento em rede DeviceNet.

O sistema desenvolvido foi baseado no PlantPax, da Rockwell Automation, que incorpora o conceito de objetos com códigos reutilizáveis. O sistema possui base de dados única armazenada nas CPU’s para garantir um melhor desempenho, flexibilidade e agilidade na operação e na manutenção do complexo sistema.

Comments are closed.

© 2012 TSA