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TSA desenvolve eletrocentros e planeja megaoperação logística

 

A TSA conclui projeto de automação de eletrocentros para a Ferrous Ressources do Brasil com êxito e mais uma vez cumpre o prazo de entrega firmado com o cliente. Eletrocentros são salas de controle dotadas de conjuntos elétricos e eletrônicos com todos os equipamentos e acessórios montados e interligados para serem energizados. A vantagem dessa tecnologia é a otimização e o tempo de elaboração para o fornecimento de energia em processamentos minerais.

O projeto desenvolvido pela TSA foi a elaboração do sistema integrado de automação dos eletrocentros (sistemas elétricos pré-montados) na tensão de 440 v para atender à planta da Mina Viga, localizada em Congonhas/MG. A planta tem capacidade produtiva de 2 milhões de toneladas por ano (2Mtpa) de minério. Com os benefícios da automação inerente ao projeto, a Ferrous vai incrementar o reprocesso dos rejeitos gerados no processamento do minério extraído.

O projeto contemplou o fornecimento de equipamentos (eletrocentros completos), sistemas de refrigeração e detecção de incêndio para os eletrocentros, painéis elétricos e de Controle Lógico Programável (CLP), workstations para o sistema supervisório, engenharia elétrica e de automação, logística de transporte para os eletrocentros e supervisão de montagem.

A TSA contou com uma equipe de 15 profissionais que trabalhou na execução do projeto, cumprindo todos os prazos estabelecidos no contrato.

A operação logística

Durante a fabricação dos eletrocentros, surgiu uma preocupação: como fazer um conjunto de 27 toneladas, 18 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, chegar à Mina Viga, em Congonhas? Então a TSA planejou uma grande operação logística com a Ferrous, empresas parceiras e o auxílio de um especialista da transportadora contratada.
A maratona ocorreu no dia 29 de outubro. Os eletrocentros saíram de Juatuba para Congonhas. O mapeamento e os estudos do trajeto foram fundamentais para o sucesso da operação. O rotograma ou plano de viagem elaborado foi o guia-mestre para orientar os profissionais, durante o percurso.

A operação contou com o auxílio de batedores para bloquear trechos do trânsito urbano e evitar o congestionamento das vias. Também foram necessários serviços de terraplenagem em alguns trechos de mina, retirada de cancelas em passagem de nível e desmontagem de parte da estrutura externa do prédio que está em construção na planta úmida da mina para a manobra de carretas e guindastes.

Para o carregamento e descarregamento dos eletrocentros foram necessários dois guindastes com capacidade para 50 toneladas cada, uma torre hidráulica e dois caminhões-munk.

Segundo o gerente e coordenador do projeto, David Lima, vários fatores concorreram para o sucesso da operação. Foi feito um estudo detalhado dos requisitos para a viagem: trajeto, aferição da altura de viadutos, a angulação de curvas, a observância dos horários permitidos para trafegar e as licenças rodoviárias e municipais. Além disso, o planejamento e as competências envolvidas garantiram a eficácia do transporte. “Não houve nenhum impacto em estruturas existentes nos perímetros urbanos durante o percurso”, explica David.

A contratação de empresas de segurança e logística também foi fundamental para assegurar a operação nas passagens de nível.

Para o gerente de Empreendimentos, Fábio Meirelles, durante o desenvolvimento desse empreendimento ficou constatado que o trabalho planejado e a parceria com a engenharia da Ferrous foram decisivos para a entrega do projeto no prazo determinado. “As decisões foram baseadas na experiência das empresas, o que resultou no sucesso da operação”, comenta.

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