Endereços

Matriz:

Av. Professor Mário Werneck, 120 1º andar - Bairro Estoril Belo Horizonte/MG - Brasil Cep 30.455-610 Telefone: +55 (31) 3055-5000

Escritório Vitória/ES:

Rua Afonso Pena, 20 2º andar - Bairro República - Vitória/ES - Brasil Cep 29.070-075 Telefone: +55 (27) 3026-0098

Deixe um Recado

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Obs.: Por favor, NÃO utilize este espaço para enviar currículo. Para cadastro e visualização de oportunidades, clique aqui.

Como chegar?

  • open panel

Sistema de Gerenciamento de Pátio de Minério

 

Informações online e em tempo real

O Sistema de Gerenciamento de Pátios desenvolvido pela TSA é fruto de uma demanda de mercado para suprir a necessidade de Eficiência Superior na operação de pátios de minérios.

O objetivo do sistema é fornecer informações online e em tempo real para verificar as condições de estocagem das pilhas de minério nos pátios. Outra característica do sistema é o envio de dados para operação automática da máquina recuperadora de minério.

A operação é realizada por um sistema que utiliza informações geradas por dois scanners a laser instalados nas máquinas de pátio, na empilhadeira e na recuperadora.

O sistema faz aumentar a produtividade no manuseio do pátio e a eficácia com a operação automática, reduzindo os custos na manutenção e propiciando o aperfeiçoamento de todo o processo.

Segundo o diretor de Tecnologia, Antônio César de Araújo Freitas, a tecnologia de gerenciamento de pátio supre uma demanda importante do mercado, gerando valor ao negócio do cliente.O diferencial desta solução está na gestão eficiente dos pátios de minério, propiciando às empresas mais competitividade no mercado. “Recentemente a TSA obteve o registro do software do Sistema de Gerenciamento com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que representa um marco no processo de desenvolvimento da referida tecnologia iniciada há 2 anos, por engenheiros, especialistas e doutores”.

Funcionamento

Os scanners instalados nas máquinas em movimento captam as formas das pilhas de minério estocadas nos pátios, transmitindo as informações para o sistema que processa, mapeia e reproduz virtualmente a leitura em imagens 3D.

Além de executar o mapeamento, o sistema acompanha os processos de movimentação (empilhamento e recuperação) das pilhas de minério, integrando-se ao sistema de controle e supervisão das máquinas. Isto permite comparar e consolidar os dados de estocagem dos pátios, gerando informações de maior valor agregado.

Outro aspecto importante é o cálculo e envio em tempo real das coordenadas para o posicionamento e operação automática da recuperadora. As coordenadas geradas pelo sistema permitem uma operação padronizada e precisa, evitando perdas de produção e variabilidade operacional.

Otimização

A captação de informações pelo sistema antigo era feita manualmente pelos analistas operacionais. Os relatórios eram elaborados pelos operadores das máquinas de empilhamento e de recuperação de minério.

Com a implantação da nova tecnologia, as informações são transmitidas automaticamente e visualizadas em tempo real, proporcionando maior facilidade e mais agilidade nas operações dos pátios.

Comments are closed.

© 2012 TSA